Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quarta-feira, 16 de abril de 2014

CIRURGIAS ESTÉTICAS EM CÃES E GATOS ESTÃO PROIBIDAS NO RIO


Agora é lei: cirurgias estéticas em cães e gatos, como as que modificam as orelhas e reduzem as caudas, passam a ser proibidas no estado. O fim dos procedimentos foi garantido pela sanção, pelo governador Luiz Fernando Pezão, da Lei 6.753/14, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo nesta quarta-feira (16/04). Ela teve origem em projeto de lei de iniciativa da deputada Graça Pereira (PRTB) que amplia a relação de métodos proibidos pela Lei 5.048/07 – que vedava os procedimentos de eliminação de latidos ou miados (cordoblastia e de cordotomia ou cordectomia). A lei acrescenta à lista a caudectomia (remoção de pedaço da cauda); ergotectomia (retirada das unhas dos gatos); conchectomia (remoção de parte das orelhas dos cães); e onicoplastia ou onicotomia (cirurgia no canto da unha). “A realização dessas cirurgias por motivos estéticos é condenada pelo Conselho de Ética do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, alega a deputada.
 
A regra diz ainda que as cirurgias só serão permitidas quando o procedimento for vital para salvar a vida do animal. Consultórios, clínicas e hospitais veterinários devem, obrigatoriamente, afixar na sala de recepção cartaz com os seguintes dizeres: "É terminantemente proibida a prática, pelos médicos veterinários, da cirurgia de cordoblastia, cordotomia ou cordectomia, caudectomia, ergotectomia, conchectomia e onicoplastia”.
--
Fernanda Porto
Subdiretoria Geral de Comunicação Social da Alerj
(21) 9165 2279
(21) 2588 1404/1383


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.