Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

COMISSÃO DEFENDE DIVULGAÇÃO DE DIREITOS DOS IDOSOS DURANTE AUDIÊNCIA

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), promete voltar ao município de São Pedro da Aldeia, em fevereiro de 2014, para realizar uma audiência pública em conjunto com a Câmara dos Vereadores. O objetivo da reunião é conscientizar a população idosa sobre os seus direitos. Nesta segunda-feira (02/12), a comissão esteve na cidade e ouviu reclamações e dúvidas da terceira idade. “Voltaremos, porque vimos a necessidade de informação. Estou percebendo, em todos os municípios que nós temos percorrido, que falta o cumpra-se. A lei existe, mas não está sendo colocada em prática e isso só vai acontecer quando os idosos tiverem conscientização dos seus direitos e denunciarem quando a norma não estiver sendo respeitada”, explicou a presidente da comissão, deputada Claise Maria (PSD).
Entre os problemas, o que mais preocupa os idosos da região, são a saúde e a acessibilidade. Apesar de jovem, João Pedro Valente, representante da cidade no Parlamento Juvenil da Alerj, conhece de perto esse problema. O estudante acompanha a avó toda vez que ela precisa ir ao médico. “Tenho que acordar às 5h da manhã, chegar a tempo na fila da marcação da consulta, para a minha avó ter a chance de ser uma entre os 10 pacientes atendidos no dia. Temos que mudar essa situação”, questionou João.
O vereador Adalberto Amaral (PT) afirmou que 40% da população de São Pedro da Aldeia é composta por idosos. No entanto, esse grupo não tem os seus direitos básicos garantidos. “O desrespeito é geral, mas não podemos deixar de lutar. Por isso, vamos realizar mais uma audiência como essa. Quanto mais pudermos informar a população dos seus direitos e buscar junto a eles uma solução para os problemas, melhor”, pontuou o vereador. A deputada Claise Maria garantiu que se cada pessoa presente na sessão comprometer-se em levar mais 3 pessoas idosas para a próxima audiência pública, mais dúvidas poderão ser esclarecidas.
Outra solução apresentada na audiência e acatada pela presidente da comissão foi a realização de vistorias em bancos, ônibus e supermercados. Serão avaliadas as filas preferenciais de bancos e mercados e a gratuidade nos ônibus municipais. Muitos moradores relataram histórias de problemas nestes setores. Para o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) Bruno de Souza, a acessibilidade e a falta de respeito ainda é muito grande. “Essa audiência foi importante, saímos daqui  entendendo melhor o valor do idoso na sociedade. Além de tudo  nos lembramos mais uma vez que o jovem de hoje será o idoso de amanhã e, por isso, temos que lutar pela causa e aprender a respeitar ainda mais a categoria”, concluiu Bruno.
Texto de Buanna Rosa

Fernanda Galvão
Diretoria Geral de Comunicação Social 
da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
2588-1627 / 9433-3994 / 9726-0409

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.