Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 1 de outubro de 2013

PARLAMENTARES JUVENIS PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Saber colocar as ideias e propostas nos moldes de um projeto de lei e conhecer as normas básicas do regimento interno do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (PJ-Alerj) foram os pontos marcantes do primeiro Curso de Capacitação realizado nesta terça-feira (01/10), no Colégio Estadual José Leite Lopes - Nave, na Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro. Esta é a sétima edição do projeto que elegeu 85 parlamentares juvenis em todo o estado - as cidades de Angra dos Reis, Duas Barras, Mangaratiba, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Silva Jardim não apresentaram seus candidatos.
Os 15 estudantes eleitos em escolas públicas da capital e das cidades da Baixada Fluminense participaram do encontro com aulas ministradas pelo coordenador do projeto, Eduardo Nunes, e pelo professor da Escola do Legislativo do Rio (Elerj), Carlos Frederico dos Santos. "O objetivo é apresentar toda a logística do projeto, seu funcionamento e normas. Alertamos, sobretudo, que o lema é saber conviver e respeitar as diferenças e o ideias de cada um”, destacou Nunes, lembrando que o grupo é formado por estudantes de todas as regiões do estado. “Isto quer dizer culturas e interesses distintos”.
Até mesmo os trajes e vestimentas que devem ser utilizados durante a diplomação foram questionados. “É importante orientar o que se deve vestir e como se comportar no plenário da casa legislativa", alertou a representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Jane Milan Candido, que sugeriu reserva e moderação.
"Estamos ansiosos com tudo. Estou curioso por saber o que as outras cidades necessitam, quais os anseios dos jovens, não só na Baixada Fluminense, mas na capital, nas regiões Serrana, Norte e Noroeste”, ressaltou Luan Peixoto, aluno do Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo. "Tentarei aprender ao máximo. Sei que é uma experiência ímpar", declarou Vitor Furtado, do Ciep Rubem Braga, em Senador Camará, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro – a capital é dividida em cinco diretorias regionais de educação.
Durante a primeira fase do PJ-Alerj foram realizadas eleições dentro de cada escola. Os demais 70 candidatos participarão também da segunda etapa do Parlamento com cursos de capacitação realizados nas cidades de: Niterói (03/10), região Metropolitana; Campos dos Goytacazes (09/10), região Norte; Volta Redonda (11/10), Sul Fluminense; Vassouras (14/10), Centro-Sul; Nova Friburgo (16/10), Região Serrana; e Itaperuna (18/10), Região Noroeste.
Os parlamentares eleitos na Capital e Baixada Fluminense são:
Belford Roxo: Luan Felipe Veloso
Duque de Caxias: Caio Giro de Lima
Japeri: Aline Rodrigues
Mesquita: Marcele Souza Cruz
Nilópolis: Júnior Bertucci Neri
Nova Iguaçu: Viviane Rego
Queimados: Matheus Medeiros
Rio de Janeiro:
Christian Espíndola
Vitor Furtado
Larissa de Freitas
Felipe Pinheiro
Amanda Rosas
São Gonçalo: Jardel Telles
(texto de Symone Munay)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
(21) 2588-1627 / 2588-1404

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.