Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NITERÓI É SEDE DE CAPACITAÇÃO DE ELEITOS PARA O PARLAMENTO JUVENIL

Uma viagem pela história do Brasil Colônia, Império e República, passando pela ditadura militar até chegar aos dias atuais. Assim teve início o curso de capacitação para os parlamentares juvenis eleitos nas cidades de Niterói, São Gonçalo, das regiões da Baixada Litorânea e Serrana, realizado nesta quinta-feira (03/10) no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Niterói. O projeto Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (PJ-Alerj), que está em sua sétima edição, mobilizou 1.300 escolas da rede pública de ensino e elegeu, este ano, 90 parlamentares juvenis.
“A Assembleia Legislativa do Rio está formando jovens com uma nova consciência política. A política está no dia-a-dia deles, basta que fiquem atentos para perceber. E o PJ-Alerj é isso: exercício de cidadania e aprendizado”, destacou o coordenador do projeto pela Alerj, Eduardo Nunes. Os dezoito estudantes também tiveram aulas sobre processo e técnica legislativa, com a participação do professor da Escola do Legislativo do Rio (Elerj) Carlos Frederico dos Santos e palestra da professora Jane Milan, representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Guilherme Sutter, 17 anos, representando a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, adiantou que vai se reunir com os colegas de sua escola, o Colégio Estadual Dom Pedro II, para decidir sobre o tema do projeto de lei que irá apresentar. “Se estou aqui hoje é por causa do meu pai, que conhece o PJ-Alerj há alguns anos e elogiou a iniciativa. Vou aproveitar a oportunidade e apresentar uma proposta que ajude minha comunidade”,destacou Sutter, filho do motorista e servidor público Mario César.
Entre as cinco participantes do sexo feminino, a estudante de Rio Bonito Paloma Pereira da Silva, 14 anos, mais jovem do grupo, se apresentou emocionada. “Para mim é importante estar hoje aqui, porque lutei pra isso acontecer. Vou trabalhar em prol da melhoria da educação em minha cidade", garantiu. A mesma disposição demonstrou o parlamentar juvenil de Saquarema, Breno Rozetti de Almeida. “Sou determinado e foco meu objetivo. Vou lutar para que meu projeto esteja entre os mais votados dessa edição”, anunciou Almeida.
Esteve presente à reunião o assessor de políticas educacionais da Prefeitura de Niterói, Rulian Rosa da Silva, convidado para prestar seu depoimento como ex-parlamentar, na edição de 2012. "Espero que todos agarrem esta oportunidade, como eu agarrei. Que possam promover o PJ-Alerj em suas escolas e cidades". Mais cinco cidades vão receber os jovens eleitos nesta segunda etapa do Parlamento Juvenil: Campos dos Goytacazes (09/10), região Norte; Volta Redonda (11/10), Sul Fluminense; Vassouras (14/10), Centro-Sul; Nova Friburgo (16/10), Região Serrana; e Itaperuna (18/10), Região Noroeste.
Os parlamentares eleitos são:
Araruama: João Pedro Costa Pitzer
Armação de Búzios: Guilia Joana Lopes
Arraial do Cabo: Larissa de Cassia Noronha de Castro Batista
Cabo Frio: Matheus Renovato Campos
Guapimirim: Breno Tavares da Rosa
Iguaba Grande: Gabriel Muniz
Itaboraí: Joice Quelly Machado
Magé: João Pedro Morais Leite
Maricá: Thiago Garcia de Castro
Niterói: Rafael da Silva Soares
Petrópolis: Guilherme Bernardes Sutter
Rio Bonito: Paloma Pereira da Silva
São Gonçalo: Jardel da Silva Telles
São J.do V. do Rio Preto: Aldenir Batista Jrº
São Pedro da Aldeia: João Pedro da Costa Valente
Saquarema: Breno Rozetti de Almeida
Tanguá: Carolina Pestana Leite

(texto de Symone Munay)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
(21) 2588-1627 / 2588-1404

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.