Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 7 de setembro de 2021

São Luís completa 401 anos


Cidade fundada por franceses comemora aniversário 

com atividades culturais e religiosas


Particularidades não faltam à capital do Maranhão. São Luís é a única cidade do país fundada por franceses e berço de ícones da cultura popular brasileira, como o Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula. São Luís também detém a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina. Neste domingo (8), dia em que completa 401 anos de fundação, todo esse patrimônio está em festa.
Devido a um imponente Centro Histórico, que reúne quase três mil casarões coloniais construídos sob calçadas de pedra, São Luís ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1997. No entanto, basta atravessar a Ponte José Sarney para conhecer um lado diferente da capital: moderno, que se expande verticalmente, com grandes prédios e avenidas. São Luís é uma cidade que cresce sem esquecer de seu passado.
Ao longo desses 401 anos de história, alguns projetos mudaram o dia-a-dia de São Luís. A Avenida Litorânea, construída em 1994, transformou uma orla de quase 6 Km em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, com dezenas de bares e restaurantes. Na Praia de São Marcos predominam dunas e áreas de preservação ambiental. Outra estrutura que alterou o cenário dos ludovicenses, como são chamados os nativos de São Luis,  foi o Parque Ecológico da Lagoa de Jansen, que em 1988 urbanizou uma grande área de lazer e diversão noturna.
Por estar próxima da linha do equador, São Luís é uma cidade de muito sol o ano inteiro. As principais praias, de um litoral de quase 32 km, são Ponta D´Areia, São Marcos, Calhau e Olho D´Água. 

PROGRAMAÇÃO
“Parabéns São Luís. Orgulho de todos nós” é o tema da grande festa em comemoração aos 401 anos de fundação da cidade. A programação conta com mais de 30 atividades culturais e religiosas que percorrem diversos bairros da cidade desde o dia 4 deste mês. No calendário estão contempladas exposições, oficinas, maratonas, passeios ciclísticos e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.