Vídeos

Notícias - Google Notícias

CINEMA / Filmow - Notícias Populares

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Morreu o realizador de «Zorba, o Grego»

Morreu Michael Cacoyannis (foto Lusa)
Michael Cacoyannis, realizador, produtor e argumentista do célebre filme com Antonhy Quinn como protagonista, «Zorba o Grego» (de 1964), morreu nesta segunda-feira aos 89 anos.
A notícia veiculada pela Associated Press refere que o cineasta faleceu num hospital em Atenas na sequência de um ataque cardíaco e problemas respiratórios crónicos.
Cacoyannis nasceu em 1921 em Limasol, quando a ilha de Chipre ainda era uma colónia inglesa e começou a carreira com uma série de filmes gregos tendo ganhou em 1956 o Globo de Ouro para melhor filme em língua estrangeira com «Stella» (1955).
Ao longo da carreira, Cacoyannis trabalhou com actores como Melina Mercouri, Katharine Hepburn, Vanessa Redgrave, Candice Bergen ou Charlotte Rampling e ganhou vários prémios. Com Irene Papas, Alan Bates e Anthony Quinn realizou «Zorba, o Grego», a sua obra-prima que em 1965 ganhou três Óscares (dois técnicos e o de Melhor Actriz Secundária para Lila Kedrova).
Entre os últimos trabalhos elogiados está «Atilla`74», o documentário que em 1977 foi nomeadoa para a palma de Ouro do festival de Cannes.
Michael Cacoyannis não tinha filhos e o seu parente mais próximo é uma irmã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.