Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Você está satisfeito com a Associação de Moradores do seu bairro?

O presidente da Associação de Moradores do seu bairro tem conhecimento de causa, é sério e honesto?

A associação de moradores é uma ferramenta que o povo tem a seu favor. É um espaço de luta a serviço do bem comum do bairro e da cidade.
O que mais se ouve por aí a fora pelas comunidades quando o assunto é Associação de Moradores é o seguinte: “o presidente não trabalha... O presidente não faz nada... O presidente é isso... O presidente é aquilo”.
Mas, afinal, como reconhecer se a atuação de uma entidade comunitária é positiva ou não?
Como reconhecer se o presidente de uma Associação de Moradores está (pelo menos) fazendo o seu dever de casa?
Você sabe quais são as obrigações do presidente de uma Associação de Moradores?
Veja se o presidente da Associação de Moradores do seu bairro tem um perfil parecido com o que vamos apresentar a seguir:
COMPETE AO PRESIDENTE: Representar a Associação ativa e passivamente, perante os Órgãos Públicos, Judiciais e Extrajudiciais, inclusive em juízo ou fora dele, podendo delegar poderes e constituir advogados para o fim que julgar necessário;
Convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva;
Convocar Assembléias Ordinárias e Extraordinárias;
Juntamente com o tesoureiro abrir e manter contas bancárias, assinar cheques e documentos contábeis;
Organizar um relatório contendo balanço do exercício financeiro e os principais eventos do ano anterior, apresentando-o à Assembléia Geral Ordinária;
Contratar funcionários ou auxiliares especializados, fixando seus vencimentos, podendo licenciá-los, suspendê-los ou demiti-los.
Agora, algumas perguntas: o presidente da Associação de Moradores do seu bairro se enquadraria nesse perfil?
E mais:
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro costuma convocar a comunidade para de maneira organizada exigir os seus direitos?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro permite que a comunidade use a entidade como um instrumento de solidariedade?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro permite que a entidade seja um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro define junto com a comunidade as necessidades mais prioritárias, como por exemplo: transporte, água, coleta de lixo, posto de saúde, luz, etc.?
As prioridades e lutas são determinadas em discussão democrática e em assembléia com os moradores?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro exige das autoridades a satisfação das necessidades discutidas e acordadas?
Você sabia que a Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir e reivindicar junto ao poder público e órgãos competentes os direitos do povo que paga seus impostos?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro sabe disso?  
O maior patrimônio de uma Associação de Moradores é o seu quadro social. A competência de um presidente de Associação de Moradores também pode ser aferida pelo quadro social da entidade. Quanto maior o número de sócios maior a constatação de que a entidade está sendo bem dirigida.
Mas, infelizmente os quadros sociais das Associações de Moradores (salvo raríssimas exceções) indicam que as mesmas estão sendo muito mal trabalhadas.
Nossas poderosas lentes captaram (em muitos casos) uma total ignorância por parte de muitos dirigentes comunitários.
A maioria dos presidentes das Associações de Moradores não sabe informar o tamanho de suas comunidades; não sabe informar o número de imóveis: casas, apartamentos, barracos; não sabe informar que tipo de vegetação tem em suas comunidades e em alguns casos até o número de ruas eles também não sabem informar!
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro saberia informar quantos estabelecimentos comerciais tem na comunidade? Saberia informar quantos são os bares, as lanchonetes, os salões de cabeleireiros, quantos são os açougues, farmácias, mercados, oficinas mecânicas, etc.?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro saberia informar quantos estabelecimentos de ensino tem na comunidade? Saberia dizer quantas são as escolas municipais, estaduais e particulares?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro saberia informar quantos advogados, professores, médicos, dentistas moram e/ou trabalham na comunidade?
Conhecimento de causa é fundamental para se tocar um trabalho, principalmente, para um presidente de Associação de Moradores que tem a obrigação de conhecer a sua comunidade como a palma de sua própria mão.
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar a população do seu bairro? Saberia informar quantas são as crianças, quantos são adolescentes, quantos são os adultos e quantos são os idosos?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar o número de eleitores do seu bairro?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantos artistas moram na comunidade? Quantos cantores, atores, escritores, pintores?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantos atletas moram na comunidade: jogadores de futebol, de basquete, de vôlei, etc.?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantas igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas e demais seitas tem no seu bairro?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantas ONGs, centros sociais, centros culturais e fundações têm na sua comunidade?
Se a Associação de Moradores do seu bairro tem essas e outras informações à disposição do público em geral, parabenize o seu presidente e acredite: a Associação de Moradores do seu bairro está prestando um grande serviço (não só aos moradores do local), mas a todas as esferas governamentais (municipal, estadual e federal) facilitando dessa forma o planejamento de melhorias em todas as áreas.
A associação de moradores é uma ferramenta que o povo tem a seu favor. É um espaço de luta a serviço do bem comum do bairro e da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.