Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sábado, 27 de novembro de 2010

Cuidado – o Disk Denúncia pode te dedurar / Huayrãn Ribeiro

Diante desses episódios infernais dos últimos dias uma coisa em particular me chamou à atenção: o coordenador do Disk Denúncia.
Vocês não acham que certas declarações com detalhes sobre os procedimentos do Disk Denúncia não deveriam vir a público?
Concordo que o povo deva ser orientado de como proceder na hora que tiver que fazer uma denúncia anônima (eu disse anônima).
Sabemos que essas denúncias têm colaborado muito com as investigações das autoridades, etc.
Muito bem, o que eu quero dizer é que o coordenador do Disk Denúncia numa entrevista ao CBN RIO, nessa sexta-feira, 28/11, (por sinal a apresentadora é péssima), respondeu a uma série de perguntas e acabou falando demais, por exemplo?
Ele respondeu quantas ligações foram feitas ao Disk Denúncia nos últimos dias, falou de recordes dessas ligações e disse também que as pessoas têm procurado bastante o Disk Denúncia e outras coisas mais. Até aí, aparentemente, não tem nada de mais, certo? Errado!
Errado, sim, quando ele diz que: "Recebemos muitas denúncias da Vila Cruzeiro. Agora com mais qualidade na informação, como a placa do carro dos suspeitos, por exemplo, e o modelo da moto", disse Borges em entrevista à rádio CBN na manhã desta sexta-feira (26). "Quem dá a placa do carro de um traficante é da área”. (Leia a matéria na integra no G1)
Será que eu estou ficando maluco? Será que ninguém mais, além de mim, se deu conta desse absurdo?
Isso não deveria ficar guardado a sete chaves?
Só faltou o moço dar os números dos telefones dos que fizeram tais denúncias.
Isso é ou não é uma insanidade?
Baseado nessa “insanidade” quem é que pode confiar num serviço que deveria ser o serviço mais discreto do mundo?
Baseado nessa “insanidade” quem é que pode confiar num serviço cujo seu responsável torna público informações que deveriam ser altamente confidenciais?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A ilusão venceu a realidade / Huayrãn Ribeiro

Somos uma sociedade deformada moralmente como resultado da desinformação que leva a deseducação que leva ao descumprimento de leis básicas e principalmente nos divorcia da ética.
Somos uma sociedade que idolatra a propaganda e fecha os olhos a realidade. Eu disse e repito: “O povo pode ser comparado a uma espécie de ilha cercada de desgraças por todos os lados. O mais impressionante é que o sistema (através da grande mídia) diz que o povo é feliz, e o povo acredita, mesmo sendo infeliz. O sistema diz que o povo está comendo mais e melhor, o povo acredita mesmo estando com fome. O sistema diz que a saúde do povo vai bem, o povo acredita mesmo morrendo nas filas dos hospitais... e votam na propaganda. O sistema coloca contra o povo o tráfico de drogas depois manda a polícia depois ainda manda o exército. O povo é submetido a todos os tipos de modalidades de sadismo e perversão desse sistema, mas infelizmente fecha os olhos a tudo isso e continua votando na mentira na ilusão”.
Dilma presidente quer dizer que a ilusão venceu a realidade.
A mesma ilusão que ajudou a reeleger o governador do Rio.
A mesma ilusão que ajudou a eleger (e a reeleger) todos os parlamentares de todas as esferas: municipal, estadual, federal - o legislativo e o executivo de norte a sul desse país.
Está mais que provado que eleições no Brasil não passam de uma grande farsa... Estamos vivendo uma falsa democracia... O voto na verdade só serve para o eleito... Quem viver verá e chorará!
Nem Dilma, nem Serra, ambos servem ao mesmo sistema que tem o povo como o seu inimigo útil número 1, porque uma sociedade como a nossa (moralmente cega) que trabalha e defende esse sistema só podemos chegar a uma conclusão: "que povo tirando o que não presta só resta o voto". Com certeza é assim que a classe política pensa e baseado nesse pensamento não poupa nada [e ninguém] para se perpetuar no poder.
De uma sociedade como a nossa (moralmente cega) que trabalha e defende esse sistema, uma sociedade que faz questão de ficar deitada no berço esplêndido da ignorância em troca de assistencialismo, esmola, humilhação e de brinde ganha uma bala perdida, um hospital fechado, uma escola que não ensina, um transporte que não chega, esperar o que de uma sociedade como a nossa que continua votando na ilusão?
Uma sociedade que é condicionada a achar que tudo que é comum hoje em dia é normal, que aceita sem questionar a subversão de valores que antes eram cultuados como sagrados para (principalmente) a preservação da família e de nossos filhos, uma sociedade que é a favor do contra, afinal de contas, esperar o que de uma sociedade como a nossa?
Essa sociedade precisa acordar para a realidade e se preparar para encarar dias difíceis que virão por aí.
Essa sociedade precisa acordar para a realidade e se preparar para exigir uma democracia ampla geral e irrestrita.
Essa sociedade precisa acordar para a realidade e se preparar para exigir que o voto seja tão bom para o eleitor como o é para o eleito.
Essa sociedade precisa acordar para a realidade e se preparar para exigir que todos os trabalhadores tenham, por exemplo, os mesmos privilégios daqueles que são eleitos, afinal, não é uma democracia?
Essa sociedade precisa acordar para a realidade e se preparar para que o nosso país tenha um povo de verdade e não um amontoado de doentes, ignorantes, delinqüentes, prostitutas, drogados e criminosos.
Virá o dia em que a realidade vencerá a ilusão e quando esse dia chegar sabe o que vai acontecer?
Não teremos criminosos no poder...
Não teremos mais essas falsas lideranças que são a ruína de nossas comunidades...
Esse povo precisa acordar para a realidade e se preparar para (desde já) começar a construir uma sociedade com pessoas sérias, honestas e que tenham (principalmente) conhecimento de causa.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ASCOM – Associação Comunitária de Santa Cruz da Serra

As poderosas lentes do nosso Observatório Comunitário captaram terça-feira (23/11/10) o desenvolvimento de uma das ações da ASCOM em sua sede em Santa Cruz da Serra.
Trata-se do PROGRAMA BOLSA DE FRUTAS E LEGUMES.
Esse programa que teve início em fevereiro de 2010 e beneficiava apenas 18 famílias, em nove meses pulou para mais de 130 famílias. 
Isso mesmo! Hoje são mais de 130 famílias beneficiadas com esse programa.
O atendimento do Programa Bolsa de Frutas e Legumes acontece toda terça-feira na sede da ASCOM.
Esse Programa é o resultado de uma parceria da ASCOM com o Hortifruti Santa Cruz da Serra (Rua Regina Lúcia /Direção: Marcelo).  

Karla Silva (Presidente da ASCOM) aproveitou a oportunidade [e perante funcionários e colaboradores da entidade e mais os beneficiados do Programa Bolsa de Frutas e Legumes] para agradecer ao Marcelo do Hortifruti pelo apoio.

No final todos comemoraram o sucesso dessa bela e eficiente parceria que tende, em 2011, crescer ainda mais.
Vem aí o Natal Sem Fome!
A presidente da ASCOM (Karla Silva) anunciou que no dia 23 de Dezembro de 2010 acontecerá na sede da entidade, a partir das 08h00min, a Festa de Natal da ASCOM para toda a comunidade de Santa Cruz da Serra com direito a bolo, distribuição de brinquedos e a presença do bom velhinho, o Papai Noel.

Todas as providências já começaram a ser tomadas e a ASCOM espera recepcionar um grande número (principalmente) de crianças para festejar o Natal sem Fome.

sábado, 20 de novembro de 2010

1º FESTIVAL DE XADREZ DO SHOPPING FAMÍLIA EM SANTA CRUZ DA SERRA

As poderosas lentes do nosso Observatório Comunitário captaram dia 20 de Novembro no Shopping Família Santa Cruz da Serra o 1º FESTIVAL DE XADREZ, organizado pelo MOVIMENTO CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE com o apoio da Real Sociedade dos Amigos do Xadrez de Santa Cruz da Serra, Academia Planet Sport’s, Shopping Família Santa Cruz da Serra, Observatório Comunitário e Campinarte Dicas e fatos.
O Festival foi aberto às várias categorias com premiação em dinheiro, troféus e medalhas.
A Praça de Alimentação do Shopping Família (entre competidores, acompanhantes e simpatizantes do esporte) ficou lotada.
Vale destacar o papel da organização do Festival de Xadrez que não poupou esforços esbanjando competência, contribuinte decisivo para o grande sucesso do evento.
Saiba tudo (ganhadores, premiação, fotos, etc.) do 1º FESTIVAL DE XADREZ DO SHOPPING FAMÍLIA EM SANTA CRUZ DA SERRA no blog http://realsociedadexadrez.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A revolta das capivaras / Huayrãn Ribeiro

Mirem-se no exemplo dos moradores do bairro Capivari (Capivari quer dizer – rio das capivaras) que inconformados com a inoperância governamental resolveram fazer um protesto interditando a pista que liga a comunidade ao bairro Amapá em Duque de Caxias.
É isso que está faltando ao nosso povo: mobilização.
Moradores do Capivari demonstraram essa capacidade de mobilização e enfrentaram o poder público cobrando providências, exigindo os seus direitos, exigindo respeito, com força, com coragem e a determinação de quem vem sofrendo as conseqüências de tanto descaso e abandono.

Quero aproveitar a oportunidade e pedir aos colegas blogueiros e aos que tem seus sites e até aqueles que têm suas comunidades no Orkut, Facebook, Twitter, etc., que não se limitem a expor nossos bairros, nossas comunidades sem expor os principais agentes dessas desgraças: o Estado (seja Municipal, Estadual ou Federal).
Temos que mostrar os dois lados da moeda.
A grande mídia expõe diariamente em seus noticiários, homens, mulheres, crianças, idosos em situações constrangedoras como meros figurantes de um filme de terror. Essa mesma mídia se esquece de apresentar, expor e denunciar os protagonistas dessas obras macabras.
Você liga a TV e assiste a uma massa de pessoas (Brasil a fora) implorando uma vaga em algum hospital ou jogados pelos corredores aguardando um atendimento médico que não vai acontecer.
Quando não é isso são pessoas, famílias inteiras reivindicando saneamento básico: água, esgoto, asfalto...
O noticiário não se cansa de mostrar a covardia contra o trabalhador que depois de um dia duro de batalha só quer voltar pra casa e não consegue porque não tem condução.
Eu poderia enumerar uma centena de outras aberrações promovidas pelo o Estado contra o povo como é o caso da educação, segurança, mas vou parar por aqui.
Penso que, se quisermos realmente, definitivamente dar alguma contribuição para as nossas comunidades temos que rever nossos conceitos e tomar partido, sim, ficar ao lado do povo.
O povo não pode contar com a mídia oficial, só lhes resta a mídia alternativa que somos nós.
O povo não pode contar com suas lideranças comunitárias, pois as mesmas são uma raridade, são quase inexistentes. A maioria das comunidades está repleta de falsas lideranças que estão a serviço do Estado o que quer dizer que estão pensando (apenas) em se promover ou arranjar uma boquinha aqui ou ali, em outras palavras, estão contra o povo.
Se essas comunidades não podem contar com suas “lideranças” só lhes resta a mídia alternativa que somos nós.
A minha proposta não é reivindicar, cobrar, exigir nada mais nada menos daquilo que é de atribuição do Estado.
A minha proposta é que coloquemos na berlinda os responsáveis, os promotores dessas maldições contra o eleitor que depositou o seu voto e não quer nada mais nada menos que o Estado faça o seu dever de casa.
Vamos parar de constranger nossa gente com essas matérias sensacionalistas e imagens humilhantes e apresentar o principal promotor e/ou intermediário de tantos sofrimentos às nossas comunidades: o Estado.
Penso que, se quisermos realmente dar algum tipo de contribuição para as nossas comunidades temos que rever nossos conceitos e tomar partido, sim, ficar ao lado do povo.
Não existe meio termo: ou ficar ao lado do povo ou ficar contra o povo.
Não se iludam, estamos vivendo uma falsa democracia e o Estado conta com uma poderosa rede de aliados (cúmplices) para pensar, arquitetar, maquinar coisas contra o povo.
O Estado coloca contra o povo (além dos seus desserviços) o tráfico de drogas, a milícia, a polícia (às vezes manda até o exército) e mais: as igrejas, ONGs, fundações, associações e tudo isso regado a muito assistencialismo e esmola à vontade. E para fechar com chave de ouro esse belo esquema não poderia faltar a grande mídia (claro) com suas belas propagandas enganosas e um eficiente serviço de desinformação.
Muito bem, vou fazer uma pergunta: sabem o que resta pra esse povão?
Só lhes resta a mídia alternativa que somos nós.

sábado, 13 de novembro de 2010

Religião / Leia o blog - Há sempre um oásis no deserto - Missionária Maria da Gloria

Falsos Pastores, Falsos Profetas... http://t.co/qGV0dwX
A Lei Moral de Deus e a Criação dos Filhos http://t.co/AQITK72
Lei Moral de Deus ou costumes da Assembléia de Deus... http://t.co/o48pB1Q
Sem a Lei Moral de Deus a Igreja cresce ou incha? http://t.co/ZyIKumF
A Lei Moral de Deus ou trinta dinheiros? http://t.co/4WFSm1U
Lei Moral de Deus ou movimento gospel? http://t.co/5CgqZtR
A Lei Moral de Deus ou os vendilhões do Templo? http://t.co/NwOpTVw
A Lei Moral de Deus ou a pastora? http://t.co/W0FWuJn
A Lei Moral de Deus e a prosperidade http://t.co/x3Q6OvO
A Lei Moral de Deus ou os meios de transportes http://t.co/MWHItXR
A Lei Moral de Deus ou a Ganância? http://t.co/YvHlNvf
A Lei Moral de Deus outorga a Pena de Morte http://t.co/bEtfkQE 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sorria, sorria, é tempo de sorrir, sorria.../ Huayrãn Ribeiro

Sorria, sorria, é tempo de sorrir, sorria...
Sorria para vida, que a vida é alegria...
É tempo de sorrir, sorria...
Também, com 2,5 bi qualquer um sorri...
Estava tudo armado entre o homem sorriso e o gerente do Brasil antes mesmo das eleições. Todos viram ambos em Brasília num encontro que prometia e agora acabou se confirmando as suspeitas de que debaixo daquele angu tinha carne (como dizia a minha querida avó).
Sorria para vida, que a vida é alegria...
E a alegria é um polpudo empréstimo de 2,5 bi, desse jeito fica fácil sorrir...
Quem quer dinheiro?
Agora é hora de alegria, vamos sorrir e cantar, também com 2,5 bi fica muito fácil sorrir e cantar...
O moço do baú pelo menos fez tudo de maneira correta, se não vejamos: quando você vai até o banco em que você é correntista e (por algum motivo qualquer) precisa fazer uma grande retirada ou precisa de um empréstimo o que é que o caixa diz pra você?
O senhor antes vai ter que conversar com o gerente, certo? Não é assim?
Com aquele moço que gosta de jogar aviõezinhos aconteceu o mesmo: ele precisava de uma grande quantia (esse empréstimo de 2,5 bi) o que foi que ele fez?
Foi falar com o gerente. Só depois dessa conversa com o gerente é que ficou tudo resolvido, tudo acertado.
Agora é hora de alegria, vamos sorrir e cantar....
Sorria, sorria, é tempo de sorrir, sorria...
Sorria para vida, que a vida é alegria...
É tempo de sorrir, sorria...
Também, com 2,5 bi qualquer um sorri...

Eu teria um desgosto profundo se faltassem certos políticos no mundo / Huayrãn Ribeiro

Uma vez falta de saneamento sempre pessoas doentes, debilitadas, morrendo...
O meu maior prazer seria vê-los [nossos governantes] brilhar oferecendo à população um serviço de transporte eficiente, ensino de qualidade e uma rede hospital exemplar...
O cidadão para ser arrebatado precisa ser contemplado com obras realmente necessárias, pois o mesmo está cansado dessa política pirotécnica, em outras palavras, obras de fachada, essas que são feitas só pra inglês ver ou se o leitor preferir: o cidadão está cansado de políticos que gostam de jogar para as arquibancadas...
Eu teria um desgosto profundo se faltassem certos políticos no mundo...
O povo se sente como se estivesse jogando no campo do adversário, por isso também sabe que é preciso jogar com muita calma até encontrar a brecha pra poder ganhar...
Hoje o povo sabe que quando elege um candidato a qualquer cargo está elegendo aquele que mais tarde vai se transformar em seu inimigo, pois é (in) justamente esse (eleito pelo povo) que mais maltrata, mais mata de emoção ou do coração de bala ou de vício...
Eu teria um desgosto profundo se faltassem certos políticos no mundo...
Ainda bem que o povão está abrindo os olhos e os dias dessas peças estão contados...
No futebol tem um ditado que diz que cada jogo é uma história e a cada eleição esse povo (aos poucos) tem dado demonstrações que está evoluindo e o mais interessante é que à proporção que o povão vai se conscientizando sinto que ele passa a gostar do jogo. O povo, sim, vibra, tem fibra e vai pesar muitas e muitas libras...
O povo tem uma coisa de bom: é indestrutível, o povo não acaba o povo nunca morre. O povo, apesar da classe política é imperecível...
Como dizia Raul Seixas: E não adianta / Vir me dedetizar / Pois nem o DDT / Pode assim me exterminar / Porque você mata uma / E vem outra em meu lugar...
Esse povo está procurando e aos poucos vai encontrando alternativas para se livrar dessa gentalha travestida de vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e presidentes...
Eu teria um desgosto profundo se faltassem certos políticos no mundo...
Vencer, vencer, vencer... Povo, tu é o maior!

Na minha cidade não tem máquinas caça-níqueis / Huayrãn Ribeiro

Querem saber o nome da minha cidade?
Não digo.
Eu poderia muito bem dizer o nome da minha cidade pra vocês, mas não vou dizer.
De uma coisa vocês podem estar certos: na minha cidade não tem máquinas caça-níqueis.
Minha cidade tem até palmeiras, mas não tem máquinas caça-níqueis.
Nessa segunda-feira, a polícia apreendeu 13 máquinas caça-níqueis no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro.
A primeira ação ocorreu em um bar onde quatro máquinas foram encontradas.
Em outra ação, a polícia fechou um bingo que funcionava em cima de um bar. No local, que já havia sido interditado há dois meses, foram apreendidas nove máquinas. Funcionários e jogadores também foram detidos.
Isso só acontecesse na cidade do Rio de Janeiro, porque na minha cidade não tem máquinas caça-níqueis, inclusive nos bares da minha cidade (que eu definitivamente me recuso a revelar o nome) não tem máquinas caça-níqueis e também não tem bingos.
Minha cidade tem até palmeiras, cachoeiras e cascatas, mas não tem máquinas caça-níqueis.
Todo santo dia eu leio nos jornais que a polícia apreendeu máquinas caça-níqueis na cidade do Rio de Janeiro, ora na zona oeste, ora na zona sul, ora na zona norte, etc., mas, sabem por que eu nunca ouvi dizer que a polícia apreendeu máquinas caça-níqueis na minha cidade? Porque na minha cidade (que eu definitivamente me recuso a revelar o nome) não tem máquinas caça-níqueis!
Minha cidade tem até palmeiras, cachoeiras, cascatas, escola de samba, mas não tem máquinas caça-níqueis.
Eu nunca vi uma máquina caça-níquel na minha cidade, a polícia nunca viu nenhuma máquina caça-níquel na minha cidade, os políticos da minha cidade também nunca viram nenhuma máquina caça-níquel, e sabem por quê? Porque na minha cidade (que eu definitivamente me recuso a revelar o nome) não tem nenhuma máquina caça-níquel!
Minha cidade tem até palmeiras, cachoeiras, cascatas, escola de samba, um time no brasileirão (série B), mas não tem máquinas caça-níqueis.
Se tem uma coisa que eu muito me orgulho é que a minha cidade é a única cidade do Estado Rio de Janeiro que não tem máquinas caça-níqueis.
Querem realmente saber o nome da minha cidade?
Não digo!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Moradores de Nova Campinas construíram uma comunidade a sua imagem e semelhança

Usando uma linguagem mais atualizada, moradores de Nova Campinas formataram a comunidade a sua imagem e semelhança.
As configurações dessa comunidade são baseadas (evidentemente) em suas necessidades e essas necessidades, sonhos, anseios, ambições e objetivos são traduzidos na prática do dia-a-dia revelando a medida exata do caráter e personalidade dessa gente.
O desenvolvimento de uma comunidade depende em parte do poder público e em grande parte do nível de conscientização de seus moradores principalmente no que diz respeito a uma convivência social e comunitária.
Essa consciência será determinante para o avanço e evolução de bairros como, por exemplo, Nova Campinas.
A beleza de uma rua, um bairro, uma cidade ou um país não reside só na sua fauna, flora se fica na serra ou no litoral, independe de sua geografia, depende fundamentalmente do seu povo.
Cada rua, cada bairro, cada cidade, cada país por maior que seja, por mais diversificado que seja, tem sempre a cara do seu povo, tem sempre a cara de sua gente.
Caros amigos, o Observatório Comunitário apresenta: Gente de Nova Campinas.

Nova Campinas em Preto e Branco

Algumas fotos antigas de Nova Campinas foram doadas por um morador da Rua G (Jorge Paulino) e com essas fotos produzimos um slide para mostrar aspectos do conjunto nas décadas de 80 e 90. Esse slide mostra a construção da rodoviária, mostra também uma época em que a maioria das casas não tinham muros, eventos na Associação de Moradores e mostra até uma visita do Dr. Moacir do Carmo em plena campanha eleitoral em 1991. O objetivo desse slide é incentivar outras pessoas a produzir mais e mais imagens sobre esse populoso "bairro" do Terceiro Distrito de Duque de Caxias.

Nova Campinas / Grupo Rola Cansada (GRC)

As poderosas lentes do nosso Observatório Comunitário captaram em Nova Campinas o Grupo Rola Cansada fundado há mais de dez anos pelo Sr. Assis. O GRC só passou a ser reconhecido oficialmente em 15/01/2009. Hoje o GRC é composto por pessoas de todas as idades. A madrinha do GRC é a Sra. Regina.
A diretoria do GRC é assim composta: Presidente – Assis / Vice – Roberto.
Demais diretores: Sílvio / Fernando / Sílvio Galinha / Valdir / Nery / Paiva / Batalha e Vinícius.
Em breve serão anunciados oficialmente os “juniores” do GRC que já conta com: Maurício, Nilson, Pica-Pau (gari), Domingos e Beto da Bomba.
A GRC realiza suas reuniões no Bar Família Unida (Av. B – Rua da Feira – Nova Campinas – Duque de Caxias – RJ) de propriedade de dona Ana (foto) que foi eleita a Rainha do Grupo.
Detalhe: o Sr. Campanha é convidado VIP do GRC.
Objetivos: reuniões nos finais de semana para jogar conversa fora, comer, beber, e mais: o GRC promove excursões e a sempre muito aguardada festa dos aniversariantes do mês.

Nova Campinas / Eles estão entre nós - Os Ambulantes -


Do homem que vendia alegria, ilusão e fantasia às moças “casadoiras” de outrora, ninguém mais ouviu falar. O realejo sumiu com o tempo... Porém, dessa poética profissão e deste toque brejeiro ainda resta o vendedor ambulante.
Uma profissão que, pelas esquinas, com barracas ou tabuleiros de madeira e vidro, uniforme branco, colares, sininhos e mil outros jeitos peculiares, ainda faz parte natural da paisagem cotidiana da cidade.
Em pé ou sentado, sorrindo quase sempre, o vendedor ambulante desperta um sentimento de ternura, nestes tempos de massificação. Como a modinha popular, a profissão ambulante surgiu assim dentro do mais tradicional estilo anônimo. Surgiu para ficar no meio do coração da gente. São figuras que animam o preto-e-branco do dia-a-dia, são relíquias e até folclore, são o toque interiorano na cidade grande.
Há os que definem o ambulante como camelô. As donas-de-casa o vêem como um “serviço de utilidade pública”. Parece que somente a sociedade industrial, a era eletrônica, decidirá a sua morte. Por enquanto, porém, na busca da sobrevivência, ele está ai. O ambulante surge a qualquer momento, onde menos se espera. As crianças sentem-se atraídas pelo fascínio que exercem sobre todos.
Homenagem do Campinarte Dicas e Fatos a todos os ambulantes.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Santa Cruz da Serra / Esporte / Painel Campinarte de Parapente

Maus-tratos contra crianças cresceram 36% no 1º semestre de 2010, aponta Folha desta sexta-feira

Maus-tratos contra crianças cresceram 36% no 1º semestre de 2010, aponta Folha desta sexta-feira
Os maus-tratos a crianças aumentaram 36% no primeiro semestre de 2010. Na maior parte dos atendimentos, a mãe era a responsável pela agressão, segundo informações publicadas na Folha desta sexta-feira.De acordo com a coluna, o serviço social do Hospital das Clínicas da cidade de São Paulo, que fez o levantamento, atendeu a 60 casos de maus-tratos a crianças no período, incluindo uma tentativa de suicídio de uma menina de 13 anos, vítima de agressões psicológicas dos pais. O estudo também leva em consideração dados levantados pelo pediatra Antônio Carlos Alves Cardoso, que atua no Instituto da Criança do HC e fez tese de doutorado sobre o tema. Segundo Cardoso, 75% das agressões são contra crianças de até dois anos, e a violência dos pais é a causa de 60% das ocorrências. O abuso sexual corresponde, em média, a 10% dos casos. (UOL Notícias)

Nova Campinas /Três presos suspeitos por estelionato em Caxias

Policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) prenderam três pessoas que faziam parte de uma quadrilha de estelionato em Nova Campina, em Duque de Caxias, na tarde desta quinta-feira. Catia Lopes da Silva, de 39 anos, tentava contrair um empréstimo no banco com um documento falso quando foi surpreendida pelos PMs. Detida, contou à polícia onde poderiam ser encontrados os dois cúmplices: Luiz Henrique Ferreira de Oliveira, de 45 anos, e Maria da Silva, de 53 anos. Na casa onde eles estavam foram apreendidos documentos falsos. O material e os presos foram levados para a 62ª DP (Imbariê). (Fonte / Jornal Extra)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Monumento aos Mortos da 2ª Guerra está entre os novos patrimônios culturais do país

Vladimir Platonow / Repórter da Agência Brasil / Rio de Janeiro - O país conta a partir de hoje (4) com mais três bens promovidos à categoria de Patrimônio Cultural do Brasil: o Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, o Centro Histórico de São Félix, na Bahia, e o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, no Amazonas.
A definição ocorreu no primeiro dia de reuniões do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio. Amanhã (5) serão votadas mais três propostas de tombamento e registro como patrimônio cultural: a paisagem cultural em Santa Tereza, no Rio Grande do Sul, o sistema agrícola tradicional do Rio Negro, no Amazonas, e o ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe, em Mato Grosso.
O tombamento de um local ou bem material ou o registro como patrimônio cultural de um bem imaterial garante a preservação e também é um forte incentivo ao desenvolvimento de projetos de captação de recursos para garantir sua permanência. No caso do encontro das águas dos rios Negros e Solimões, o objetivo é preservar suas margens e a paisagem, ao longo dos 10 quilômetros de ocorrência do fenômeno.
A devolução do canhão paraguaio El Cristiano - tomado pelos brasileiros durante a Guerra do Paraguai e que está no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro – não obteve consenso entre os conselheiros, que remeterão as diversas visões sobre o assunto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá decidir.
“Tivemos posições favoráveis, posições contrárias e posições conciliadoras, no sentido de estabelecermos um marco da amizade entre os dois povos e que determinados troféus de guerra fiquem tanto no lado brasileiro, quanto no paraguaio. Todas as sugestões vão ser encaminhadas ao presidente da República, que tem a competência de fazer os destombamentos e tomar a decisão de devolução ou não do canhão”, afirmou o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
O El Cristiano foi forjado com sinos de igrejas paraguaias. A Guerra do Paraguai ocorreu de 1864 a 1870, tendo o Brasil, a Argentina e o Uruguai de um lado e o Paraguai do outro. Estima-se que, entre civis e militares, 50 mil brasileiros e 300 mil paraguaios tenham morridos em batalhas ou vítimas da fome e de doenças.

Edição: Aécio Amado / Fonte - Agência Brasil

Expresso Do Fluxo: Tributo a Joãozinho da Goméia - o Rei do Candomblé

Mesmo com a forte chuva, foi realizado o evento em homenagem a Joãozinho da Goméia. Segue três vídeos com registro do mesmo. O dia 02 de Novembro foi carregado de emoção e expectativas. Saiba Tudo no Expresso Do Fluxo

Recortes Campinarte / Essas moscas impertinentes

Clique na imagem para ler o recorte

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Parque Lafaiete / Associação de Mulheres que Fazem a Diferença

Foi inaugurada no Dia 16/10 no Parque Lafaiete a Associação das Mulheres que Fazem a Diferença. (Direção Pastora Marcia)
Local: Rua Prefeito Ribeiro,1.240
Atendimento inicial: 4ª e 6ª das 13:30 ás 16hs.
Cursos de artesanato para geração de renda, palestra para recuperar a auto estima da mulher, orientação juritica e muito mais.
Foi realizada no dia 30/10 uma Palestra sobre a Beleza da mulher,com limpeza de pele e logo após um chá com as mulheres presente na Associação da mulheres que Fazem a diferença do parque Lafaiete.