Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Falando em trabalho

“No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás”.

E falando em trabalho... É uma grande besteira tentar classificar os tipos de trabalho como superiores e inferiores, elevados e humilhantes, ou prestigiosos e não-prestigiosos. A menos que seja moralmente objetável, todo trabalho é igualmente honroso e elevado. A maioria das pessoas não considera o trabalho deste modo. Por quê? Condições precárias de trabalho, equipamento velho são uma constante fonte de irritação e mais: discriminação racial, raras oportunidades de promoção e o perigo da demissão sempre a espreita.
Como superar tudo isso para se ter tranqüilidade e produzir com satisfação e alegria? A resposta certa é: Mudar de atitude! Mas, o que significa na prática uma mudança de atitude ou atitudes? Vejamos:
Esforce-se por qualidade - Mantenha-se atualizado com os novos desenvolvimentos no seu campo de trabalho e adote-os se possível e quando praticáveis.
Seja consciencioso - Um trabalho bem executado e completado em tempo promove um sentimento gratificante de realização e é motivo de orgulho despretensioso.
Evite cair na rotina - Muitos que trabalham em escritório notaram que simplesmente mudar a posição da escrivaninha lhes deu novo incentivo e acrescentou novidade ao seu trabalho. Não notam a mesma coisa as donas-de-casa que têm a reputação de estar constantemente mudando os móveis de lugar?
Mantenha-se em boas condições físicas - Durma o suficiente à noite. Passe seus fins de semana de tal forma que não venha a fazer um trabalho abaixo do padrão numa segunda-feira de preguiça.
Contribua para uma atmosfera alegre - Procurando melhorar o ambiente, seu exemplo pode ser contagioso e fazer com que a gerência tome a necessária iniciativa de fazer outras mudanças desejáveis.
Seja agradável e cordial - Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.
Mantenha a mente alerta - No caso de trabalho que não ocupa sua mente plenamente, mantenha-a alerta, dando-lhe algo para fazer.
Persevere! - Não te deixes vencer pelo mal, porém, persiste em vencer o mal com o bem.
Seja equilibrado - Melhor é um punhado de descanso do que um punhado duplo de trabalho árduo e um esforço para alcançar o vento.
Manter a mente quieta a espinha ereta e o coração tranqüilo como recomenda o poeta Walter Franco é uma das atitudes mais corretas para o trabalhador. Junte-se a isso um bom livro uma boa música ou um outro tipo de entretenimento saudável e com certeza os resultados aparecerão como que num passe de mágica. Mágica que só a mente tranqüila pode realizar. Tranqüilidade é a palavra chave, ou melhor, tranqüilidade é o estado de espírito chave para tudo na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.